quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Esquecimento

Não faz muito tempo que senti de perto a destruição que é o não lembrar. Eu sempre tive alguma noção de que somos apenas o que lembramos, que existimos na medida em que formamos e reformamos uma ideia do que fomos, mas demorei a realizar que também somos o que os outros lembram de nós. Pois como seria possível se reconhecer naquele piquenique, se a outra pessoa que esteve lá não está mais aqui? Como ter certeza da própria infância se as testemunhas se foram e não podem mais confirmar suas fantasias? Quando se ama alguém por uma vida, nossa própria identidade funda-se na capacidade da outra pessoa se lembrar de quem fomos, do que dizíamos e fazíamos, do que desejávamos e repudiávamos. A partir do momento em que o outro se esquece do que você foi, você deixa de ser aquilo e também deixa de ser isto. O ego sobrevive a quase tudo, mas uma identidade pode ruir com a mesma facilidade com que uma criança vai ao chão após os primeiros passos aprendidos. Pois tudo o que pensamos ser a personalidade e a autoconsciência não passa de um andar trôpego, que melhor avança quando decide se arrastar e colher fragmentos de uma memória seletiva e inocente.
Meu maior medo, hoje, é esquecer de quem eu fui neste instante... que já passou.

_______________________________


O livro mais recente que li sobre o esquecimento é O Gigante Enterrado, que resenhei para o meu canal prelúdios no YouTube. Veja aqui:
(E não se esqueça de se inscrever no canal!)




2 comentários:

  1. Nao lembrar, algumas vezes, pode ser um recurso para evitar o sofrimento. Mesmo que pudesse confirmar com outra pessoa as fantasias (ou memorias), elas nao seriam suas, mas sim dessa outra pessoa.
    Talvez, esquecer o que voce pensa que aconteceu possa lhe permitir ser uma nova pessoa todos os dias. Nao ha uma identidade definitiva, porque somos seres em constante mutacao.
    Amo tudo que voce escreve, de todo coracao. Sempre me faz refletir com profundidade.
    As resenhas tambem sao um show! Seu canal do YouTube eh TOP! <3

    ResponderExcluir
  2. Sua logo tambem eh o maixmo! Um barquinho de papel, sendo voce um escritor, que genial! Amei amei!

    ResponderExcluir